24/01/2009

Mão-de obra portuária: Estiva

É a atividade de movimentação de mercadorias nos conveses ou nos porões das embarcações principais ou auxiliares, incluindo o transbordo , arrumação da carga, peação e despeação , bem como o carregamento e a descarga das mesmas,quando realizadas com equipamentos de bordo.

Transbordo: movimentação de mercadorias entre duas embarcações.
Peação: fixação da carga nos porões ou conveses da embarcação visando a evitar sua avaria pelo balanço do mar.
Despeação: desfazimento da peação.

De acordo com o trabalho que executam, os estivadores recebem uma das seguintes denominações funcionais:

Contramestre-geral ou do navio – coordena os trabalhos em todos os porões do navio, de acordo com as instruções do operador portuário e do comandante do navio,dirigindo e orientando todos os estivadores a bordo.

Contramestre de terno ou de porão – dirige e orienta o serviço de estiva em cada porão de acordo com as instruções do operador portuário, do comandante do navio ou do representante no porto, do planista ou do contramestre-geral ou do navio.

Sinaleiro ou “Portaló” – orienta o trabalho dos operadores de aparelho de guindar , por meio de sinais. Ele fica em uma posição em que possa ver bem tanto o local onde a lingada é engatada como aquele em que é depositada, e onde possa ser visto pelo guincheiro ou guindasteiro.

Guincheiro – trabalhador habilitado a operar guindaste. No porto denomina-se genericamente os operadores dos aparelhos de guindar de terra como guindasteiros, sendo trabalhador de capatazia. No caso do operador de aparelho de guindar de bordo, este é comumente chamado guincheiro e é trabalhador da estiva.
Tecnicamente, guincheiro é, o operador do guincho, equipamento presente somente nos paus-de-carga. Entretanto, tornou-se denominação comum a todos os operadores de equipamentos de guindar de bordo.

Motorista – o que dirige o veículo quando este é embarcado ou desembarcado através de sistema roll on/roll off (ro/ro) . Ressalte-se que é praxe nessa operação haver a troca de motoristas quando o veículo toca o cais. Sai o motorista da estiva e entra o motorista da capatazia, que conduz o mesmo até o pátio de armazenagem.
Sistema roll on/roll off é um sistema de operação de carga e descarga sobre rodas ou esteiras, efetuado por meio de rampas, utilizando os meios de locomoção do equipamento transportador ou da própria carga, quando se tratar de veículo automotor. Ex.: carga ou descarga de automóveis e carga ou descarga de mercadoria dentro de caminhões (os caminhões entram a bordo por meio de rampas e aberturas no costado).

Operador de equipamentos – estivador habilitado a operar empilhadeira, pá carregadeira ou outro equipamento de movimentação de carga a bordo.

Estivador – trabalhador que, no carregamento, desfaz as lingadas e transporta os volumes para as posições determinadas em que vão ser estivados. No descarregamento, traz os volumes das posições onde estão estivados e prepara as lingadas.
Lingadas são amarrados de mercadorias correspondentes à porção a ser içada por guindaste ou pau-de-carga.

Peador/despeador ou conexo – trabalhador que faz a peação/despeação.Trabalhador com certa especialização, visto que muitos trabalhos fazem uso de técnicas de carpintaria (escoramento da carga com madeira).

Cada equipe de trabalho a bordo é denominada terno. Normalmente em cada porão, em que haja movimentaçãode mercadorias, há um terno de trabalhadores escalado.

Antes da Lei nº 8.630/93, a composição dos ternos era definida com base na Resolução nº 8.179/84 da Superintendência Nacional da Marinha Mercante(SUNAMAM). Embora a nova lei tenha estabelecido que a composição dos ternos deva ser objeto de acordo ou convenção coletiva entre os sindicatos obreiros e o sindicato representante dos operadores portuários, em alguns portos continua sendo utilizada esta resolução.

Nos ternos padrões de estiva estão incluídos um contramestre de terno ou de porão, sinaleiros, guincheiros e estivadores, e, quando for o caso, poderão ser requisitados também operadores de empilhadeiras ou pá-carregadeira, no caso de rechego.

Rechego ou Trimmed , é arrumação, distribuição. O embarcador deve espalhar e nivelar a mercadoria. Isso é necessário em virtude de que a carga, ao ser colocada no navio, se concentra na boca do porão, formando um pico, impedindo a acomodação de um volume maior no veículo transportador.

O operador portuário, se julgar necessário, poderá requisitar, a seu critério,operários estivadores suplementares para reforço aos ternos estabelecidos.Qualquer que seja o número de ternos em operação, será requisitado apenas 1 (um) contramestre geral por embarcação principal, sendo proibida a acumulação em duas (2) ou mais embarcações, simultaneamente.

As atividades de estiva e capatazia são bastante similares, sendo as tarefas e funções de ambas basicamente iguais. Entretanto, o elemento diferenciador é o local do trabalho: se a bordo, é competência da estiva; se em terra, é competência da capatazia.

5 comentários:

  1. Foarte interesant ce ai postat.M-am uitat pe blogul tau si imi place ce am vazut chiar e frumos si interesant.Felicitari si sigur am sa mai revin!

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  2. gostei das informacoes

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  3. Obrigada pelos comentários, continue nos prestigiando com sua visita.

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  4. Queria uma vaga na ESTIVA para trabalhar pode ser de dia ou noite

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