06/02/2009

REBOCADORES

Um rebocador é um barco projetado para empurrar, puxar e rebocar navios em manobras delicadas (como atracação/desatracação). Tem motores potentes e alta capacidade de manobra.
Rebocador de porto é uma embarcação de pequeno porte, motores de grande potência e alta capacidade de manobra, utilizado nos serviços de atracação e desatracação de grandes navios. Também, realiza serviços de transporte de pessoal e pequenas cargas em áreas portuárias. Não possui estabilidade suficiente para ser empregado longe da costa.

Rebocador de alto-mar é uma embarcação de grande porte, grande potência e extenso raio de ação. Atua em missões de socorro de embarcações avariadas, combate a incêndios e resgate de pessoal longe das áreas portuárias.

2 comentários:

  1. Oi, Rosilda legal o teu blog pra quem vai prestar concurso público pra área aduaneira que é o meu caso. Farei pra técnico em regulação. Estou participando do fórum PCI
    Vide o endereço: http://www.forumpci.com.br/topico/7725741
    Neste estou comentando a última prova desse concurso que tem tudo haver com teu blog e também no meu blog escrevo sobre tudo. Agora, escrevendo sobre logística e política portuária.
    .
    Vide o meu comentário sobre uma das questões tem haver com rebocador:

    .
    “O reboque de navios durante seu trajeto pelo canal de acesso portuário é realizado por rebocadores que são embarcações adaptadas e destinadas a desempenhar exclusivamente essa função.”
    .
    Dentro desse contexto as palavras ‘adaptada’ e ‘destinada’ modificam o substantivo, atribuindo-lhe um estado, qualidade ou modo de ser, a saber: adjetivos. Agora, dentro das características semânticas e funcionais, quando ‘indica uma ação, estado ou fenômeno da natureza, isto é, um processo, localizando-o em função do tempo.’ ( Apresenta sempre aspecto dinâmico.Diga-se a propósito, a única classe de palavra com essa característica: o verbo. Este fora desse contexto.
    .
    Segundo o Aurélio há 10 significados pro verbo ‘adaptar’ :
    .
    [Do lat. adaptare.]
    .
    Verbo transitivo direto.
    .
    1.Fazer acomodar à visão:
    Adaptou a lente do telescópio.
    .
    2.Modificar o texto de (obra literária), ou tornando-o mais acessível ao público a que se destina, ou transformando-o em peça teatral, script cinematográfico, etc.
    .
    3.Mús. Arranjar (7).
    .
    Verbo transitivo direto e indireto.
    .
    4.Tornar apto:
    adaptar um operário à nova técnica.
    .
    5.Pôr em harmonia; harmonizar, acomodar, adequar:
    “Essa era a sua [do Conselheiro Nabuco de Araújo] qualidade principal do político: adaptar os meios aos fins” (Joaquim Nabuco, Minha Formação, p. 189).
    .
    6.Amoldar, ajustar, conformar.
    .
    7.Adequar ou acomodar uma coisa a outra:
    Adaptou a lente ao binóculo.
    Verbo pronominal.
    .
    8.Harmonizar-se, adequar-se.
    .
    9.Amoldar-se, ajustar-se, conformar-se:
    Procurou adaptar-se às exigências do patrão.
    10.Ambientar-se, aclimar-se. [Pret. imperf. ind.: adaptava, .... adaptáveis, adaptavam. Cf. adaptáveis, pl. de adaptável.]
    .
    Vamos adaptar a assertiva do CESPE ao aspecto dinâmico:
    .
    “O reboque de navios durante seu trajeto pelo canal de acesso portuário de pouco movimento é realizado por rebocadores do tipo Tractor tugs, compostos com dois thrusters tal qual os azimutais, que são embarcações adaptadas e destinadas a desempenhar exclusivamente essa função, porém para o porto de Amsterdã, que tem grande movimento de embarcações, faz-se necessário adaptar o tractor tugs para o sistema Voith, ou seja, adaptá-lo ao sistema de laminas Cicloidal, a saber: uma remotorização para alto bollard pull acima dos 130 tons.” Ademais, o grupo H DANTAS fez a remotorização da sua frota convencional.
    .
    Por que a assertiva do CESPE está incorreta?
    .
    “O reboque de navios durante seu trajeto pelo canal de acesso portuário é realizado por rebocadores que são embarcações adaptadas e destinadas a desempenhar exclusivamente essa função.”
    .
    No Brasil e no mundo, o rebocador/empurrador trabalha em todos os tipos de navegação: cabotagem, longo curso, apoio marítimo e apoio portuário. Por exemplo, a SAVEIROS, CAMUYRANO - SERVIÇOS MARÍTIMOS S/A e .GRUPOFISCHER são empresas que fazem essas navegações. Há vários tipos de rebocadores e pra várias funções. Não há uma exclusividade. Aliás, exclusividade é uma palavra que não existe na logística portuária, pois o que existe é a polivalência como uma extensão da eficiência( padronização).
    .
    Observa a questão 90: “para qualquer porto, existindo compatibilidade entre a sua profundidade e o calado do navio, a operação de atracação pode ser feita a qualquer instante do dia.” Eis aqui a exclusividade e eficiência. Esta fugindo daquela pra sobreviver no mercado. Devido os nossos canais de acesso e berços de atracação do nossos portos não terem profundidade ou baixo calado, dependemos da sazonalidade pra que grande navios transitem por aqui.
    .
    Logo, a saída é a eficiência de uma época do paradigma da mobilidade econômica: o porto indústria de águas profundas independente do dia e da noite loge do cais. Ok! voltando aos rebocadores e suas multifuncionalidade: um rebocador do tipos Anchor Handling, Tug, Supply da A CBO - Companhia Brasileira de Offshore – serve para movimentar ancoras de plataformas e também com supridores. Mais: lembra do filme o Parque dos Dinossauros, quando aquele cargueiro invadiu a cidade. Há rebocadores que poderia pará-lo.
    .
    P.S. : Em 2008, o Brasil aumentou a sua frota de rebocadores com apenas dois rebocadores e ainda, acredite se quiser, temos rebocadores da década de 1940.


    .........

    espero que participe, vou te adicionar nos meu favoritos.

    Aliás, o meu apelido no fórum é açaizinho.

    Valeu

    ResponderExcluir
  2. Vou participar sim. Obrigada pela contribuição ao assunto.

    Rosilda

    ResponderExcluir